PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Relaciono nesta página alguns dos artigos desenvolvidos em anos recentes como parte do resultado das pesquisas que tenho empreendido. Os textos a seguir estão publicados em periódicos científicos ou como capítulos em coletâneas, e o acesso à leitura é aberto e gratuito por meio de link disponível no título dos trabalhos.
Da Racionalidade Neoliberal à Autoajuda Empreendedora dos Coaches [...]
COVALESKI, Rogério; FREITAS, Flávia Carvalho de. Da Racionalidade Neoliberal à Autoajuda Empreendedora dos Coaches: Capitalismo Afetivo, Cultura da Inspiração e Felicidade nos Contextos Pandêmico e Pós-pandêmico. Memorare, Tubarão, v. 11, n. 1, jan./dez. 2024, p. 1-25. ISSN:2358-0593.
Princípios da propaganda nazifascista revisitados [...]
COVALESKI, Rogério; RODRIGUES DE OLIVEIRA, Adriano. Princípios da Propaganda Nazifascista Revisitados pela Extrema Direita Brasileira: uma leitura de imagens. Revista Eco-Pós, 26(3), 60–89, dez. 2023. https://doi.org/10.29146/eco-ps.v26i3.28028
O Antirracismo como estratégia de marca: [...]
RESENDE, Vitor Lopes; COVALESKI, Rogério. O Antirracismo como estratégia de marca: o posicionamento do Carrefour em confronto com a prática cotidiana. RIF, v. 21, n, 46, p.54-75, jan./jun. 2023.
Branded content to entertain, inform, and educate: [...]
COVALESKI, Rogério; ATAÍDE, José Bruno Marinho Neto de. Branded Content to Entertain, Inform, and Educate: Brazilian Cases. in: Blanca Miguélez-Juan; Gema Bonales-Daimiel (org.) Handbook of Research on the Future of Advertising and Brands in the New Entertainment Landscape. Hershey - USA: IGI Global, 2023. p. 49-75.
Series de ficción, branded content y creación de realidad [...]
RODRIGUES, Aline; HELLÍN, Pedro; COVALESKI, Rogério. Series de ficción, branded content y creación de realidad: efectos del product placement en una telenovela brasileña. In: Estudios visuales en Brasil / coord. por Fernando R. Contreras Medina, Alba Marín Carrillo, 2022, ISBN 9788419286048, p. 121-144.
Simetrias entre consumo e publicidade [...]
COVALESKI, Rogério. Simetrias entre consumo e publicidade: assimetrias entre marcas e consumidores. In: Comunicação e Resistência: práticas de liberdade para a cidadania. Organizado por Nair Prata e Fábia Lima. São Paulo: Intercom, 2022.
Publicidade transmídia em telenovelas [...]
RODRIGUES, Aline; COVALESKI, Rogério. Publicidade transmídia em telenovelas: entre intencionalidades e estesias. In: Diálogos Transmídia. Silvia Souza; Sandro Tôrres (org.). Uberlândia: Pangeia, 2022.
Criança conectada em tempos de pandemia [...]
LIMA, Nirvana; COVALESKI, Rogério. traços do consumo infantil na ambiência digital. In: Infâncias, Juventudes e Debates Emergentes em Comunicação. Brenda Guedes; (org.). Pimenta Cultural: São Paulo, 2021.
Come on be happy: strategies of control and
discursive manipulation [...]
MOZDZENSKI, Leonardo Pinheiro; COVALESKI, Rogério Luiz. Come on be happy: strategies of control and discursive manipulation of emotions in advertising and corporate realms. COMUNICAÇÃO MÍDIA CONSUMO, São Paulo, v. 17, n. 50, p. 490-520, set./dez. 2020.
Vem ser feliz: estratégias de controle e manipulação discursiva [...]
MOZDZENSKI, Leonardo Pinheiro; COVALESKI, Rogério Luiz. Vem ser feliz: estratégias de controle e
manipulação discursiva das emoções nos domínios publicitário e corporativo. COMUNICAÇÃO MÍDIA CONSUMO, São Paulo, v. 17, n. 50, p. 490-520, set./dez. 2020.
"Queda livre": o consumo como instrumento [...]
VASCONCELOS, Juliana Kathleen Barbosa de; COVALESKI, Rogério Luiz. "Queda livre": o consumo como instrumento mestre na construção da felicidade. SIGNOS DO CONSUMO, v. 12, p. 42-56, 2020.
Publicidade e Infância [...]
GUEDES, Brenda; COVALESKI, Rogério. Publicidade e Infância: traços de uma cultura infantil do consumo. In: Infâncias, juventudes e debates emergentes em comunicação. Brenda Guedes, Bárbara Janiques de Carvalho - organizadoras. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020.
O entretenimento como alternativa à publicidade estandardizada [...]
COVALESKI, Rogério. O entretenimento como alternativa à publicidade estandardizada: o processo de consolidação do conteúdo de marca. ENSICOM: Perspectivas sobre o ensino de comunicação no Brasil vol. 4 / Organizado por André Tezza, Cláudia Peixoto de Moura, Fernando Ferreira de Almeida e Robson
Bastos. - São Paulo: Intercom, 2019.
Níveis de engajamento nas narrativas [...]
SOBRAL, Aline Rodrigues da Cunha; COVALESKI, Rogério. Níveis de Engajamento nas Narrativas do Product Placement a Partir das Estratégias Transmídia. Revista GEMInIS, São Carlos, UFSCar, v. 10, n. 2, pp.141-157, mai. / ago. 2019.
Indícios de uma possível reconfiguração [...]
SILVA, Keliny; COVALESKI, Rogério. Indícios de uma possível reconfiguração do papel da comunicação publicitária frente à demanda por práticas socialmente responsáveis. ÍCONE, v.17, n.2, p.213-228. 2019.
Diretrizes para compreensão dos silenciamentos [...]
COVALESKI, Rogério Luiz. Diretrizes para compreensão dos silenciamentos nos discursos publicitários brasileiros: o setor automotivo. SIGNOS DO CONSUMO, v. 10, p. 94-106, 2018.
Regimes de interação em uma narrativa [...]
PEREIRA JUNIOR, José Maria Mendes ; COVALESKI, Rogério . REGIMES DE INTERAÇÃO EM UMA NARRATIVA DA REPERCUSSÃO: O Boticário, os -Casais-, Malafaia e -eu-.. REVISTA OBSERVATÓRIO, v. 4, p. 847-869, 2018.
Convocações e deslocamentos da diferença [...]
SILVA, Keliny; COVALESKI, Rogério Luiz . Convocações e deslocamentos da diferença: o corpo com deficiência na publicidade. CONTEMPORANEA (UFBA. ONLINE), v. 16, p. 274-289, 2018.
Conteúdo de marca audiovisual [...]
COVALESKI, Rogério Luiz; SIQUEIRA, Olga Angélica Santos. Conteúdo de Marca Audiovisual e regimes interacionais: reflexões sobre o engajamento digital do consumidor. INTERCOM (SÃO PAULO. IMPRESSO), v. 40, p. 61-75, 2017.
Audiovisual branded content and interactive [...]
COVALESKI, Rogério Luiz; SIQUEIRA, Olga Angélica Santos. Audiovisual Branded Content and interactive systems: reflections on the online customer engagement. INTERCOM (SÃO PAULO. IMPRESSO), v. 40, p. 61-75, 2017.
A representatividade do corpo na publicidade [...]
SILVA, Keliny; COVALESKI, Rogério. A representatividade do corpo na publicidade brasileira: esterótipos de beleza e o corpo diferente. In: Corpos discursivos. Tânia Hoff (org.). Recife: Ed. UFPE, 2016.
Imaginários midiáticos: uma reflexão [...]
COVALESKI, Rogério Luiz. Imaginários midiáticos: uma reflexão a partir de narrativas intertextuais e imagens híbridas. Galáxia (São Paulo. Online), v. 1, p. 182-195, 2016.
Pós-modernidade, entretenimento e consumo [...]
BEZERRA, Beatriz Braga ; COVALESKI, Rogério. Pós-Modernidade, Entretenimento e Consumo Midiático: a Narrativa Intertextual Bad Blood. Rumores (USP), v. 10, p. 190-208, 2016.
Narrativa como estratégia publicitária [...]
COVALESKI, Rogério. Narrativa como estratégia publicitária para ações de responsabilidade social e de políticas de consumo sustentável. In: CASTRO, M. G.; CAIRES, C. S.; PALINHOS, J. (ed.). Cartografia das Fronteiras da Narrativa Audiovisual. Porto: Universidade Católica Editora, 2016. p. 60-69.
O exercício da cidadania na literacia [...]
COVALESKI, Rogério. O exercício da cidadania na literacia das novas narrativas publicitárias. In: S. Pereira & M. Toscano (Eds.) (2015). Literacia, Media e Cidadania - Livro de Atas do 3.º Congresso
Braga: CECS, p. 456-467.
Conteúdo de marca e entretenimento [...]
COVALESKI, R. L.. Conteúdo de marca e entretenimento: narrativas híbridas. Comunicação, Mídia e Consumo (Online), v. 12, p. 107-123, 2015.
Branded content and entertainment [...]
COVALESKI, R. L.. Branded content and entertainment: hybrid narratives. Comunicação, Mídia e Consumo (Online), v. 12, p. 107-123, 2015.
Videogames como dispositivos [...]
AMARAL, D. G. ; COVALESKI, R. L. . Videogames como dispositivos: uma abordagem metodológica. Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação, v. 3, p. 95, 2015.
Marketing experimental e criação artística [...]
BEZERRA, B. B. ; COVALESKI, R. L. . Marketing experimental e criação artística: uma análise da atual demanda de consumo. Revista FAMECOS (Impresso), v. 21, p. 224-250, 2014.
A humanização do discurso das marcas [...]
COVALESKI, R. L. ; COSTA, S. A. . A humanização do discurso das marcas diante das novas experiências de consumo. Gestão e Desenvolvimento (FEEVALE), v. 11, p. 27-37, 2014.
Alusionismo cinematográfico [...]
BEZERRA, B. B. ; COVALESKI, R. L. . Alusionismo cinematográfico: estratégia intertextual do discurso publicitário. Culturas Midiáticas, v. 6, p. 1-14, 2013.
A configuração de uma estética publicitária [...]
COVALESKI, R. L. . A configuração de uma estética publicitária regional pernambucana. Comunicação, Mídia e Consumo (São Paulo. Impresso), v. 10, p. 117-135, 2013.
Estratégias de comunicação na cultura digital [...]
BEZERRA, B. B. ; COVALESKI, R. L. . Estratégias de Comunicação na Cultura Digital: publicidade e entretenimento aliados. Revista GEMInIS, v. 1, p. 120-133, 2013.
Intersecções: o rompimento de fronteiras [...]
COVALESKI, R. L. . Intersecções: o rompimento de fronteiras entre artes e comunicação. Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste, v. 1, p. 37-57, 2012.
Artes e comunicação: a construção de imagens [...]
COVALESKI, R. L. . Artes e comunicação: a construção de imagens e imaginários híbridos. Galáxia (São Paulo. Online), v. 12, p. 89-101, 2012.
Religious branded content: entretenimento [...]
PATRIOTA, K. ; COVALESKI, R. L. . Religious branded content: entretenimento, mídia e marca nas ações publicitárias da Igreja Universal do Reino de Deus. Rever (PUCSP), v. 12, p. 81-99, 2012.