NOVIDADES

Novo livro: Da Publicidade ao Consumo

Em Da Publicidade ao Consumo: ativismos, reconfigurações, interações, cada um dos 20 capítulos da coletânea traz resultados de pesquisas originadas em artigos, dissertações e teses, e que neste livro estão organizadas em três partes, relacionando temáticas e materialidades de estudo conforme as investigações desenvolvidas no Grupo de Pesquisa PHiNC – Publicidade Híbrida e Narrativas de Consumo (PPGCOM/UFPE). Na primeira parte, em oito capítulos, são abordados os Ativismos decorrentes de ações de consumidores e de marcas, investigando a publicidade que defende causas. A segunda parte, intitulada Reconfigurações, é composta por sete textos, e discute questões epistemológicas dos campos de estudo da publicidade e do consumo, e a práxis publicitária sendo revisitada a partir de inúmeras mediações. Por fim, na terceira parte, Interações, cinco capítulos são dedicados às intersecções entre consumo e publicidade na simbiótica relação que mantêm com a ambiência digital.

À venda aqui.

Edição da revista Ícone aborda a publicidade com causas

A edição de maio de 2019 da revista Ícone (PPGCOM/UFPE) traz um dossiê temático com artigos que se inspiram nas narrativas publicitárias contemporâneas que buscam engajar o público às causas defendidas pelas marcas. Nos dez artigos selecionados para este dossiê uma apropriada compreensão do cenário de diálogo e proximidade entre marcas e causas sociais. As pesquisas reunidas envolvem questões de gênero, racismo, ativismo, cidadania e responsabilidade social, entre outros temas correlatos, de autoria de renomados autores brasileiros e estrangeiros de importantes instituições de pesquisa. Acesse esta edição da revista Ícone aqui.

Portal Referências

está no ar

Como um dos subprodutos da pesquisa pós-doutoral que realizei na Universitat Pompeu Fabra, em Barcelona, sob supervisão de Carlos Scolari (foto), foram realizadas entrevistas em profundidade com pesquisadores que se relacionam com as temáticas de minhas investigações, como publicidade,  conteúdo de marca, narrativas transmídia entre outros temas. Estão agora disponíveis no canal “Portal Referências”, no Youtube, vídeos que trazem algumas das teorias trabalhadas pelos pesquisadores entrevistados, a partir de seus próprios comentários. Já estão no ar as participações de Carlos Scolari (UPF), Pedro Hellín (Universidad de Murcia), José Martí Parreño (Universitat Europea),  José Fernández Cavia (UPF), Fernando Morales (Universitat Autònoma de Barcelona) e Fernando Contreras (Universidad de Sevilla).

Lançado o livro
Ontologia Publicitária

A obra é uma coletânea de textos de autores que participam do Grupo de Pesquisa de Publicidade da Intercom, e é alusiva aos 20 anos do GP. Está estruturada em três eixos de reflexões: epistemologia, práxis e  linguagem, e reúne em seus 23 capítulos alguns dos principais pesquisadores da Comunicação Publicitária do país.
Participamos com o capítulo "Responsabilidade, solidariedade e sustentabilidade: causas sociais no Cannes Lions Innovation".
Livro organizado pelos colegas Clotilde Perez, Maria Lilia Dias de Castro, Bruno Pompeu e Goiamérico dos Santos, e publicado pela Intercom, em 2019.

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